Combinado ou traição? A saga de Marcio Jerry e Othelino Neto


Causa cada vez mais estranheza a postura adotada pelos deputados Márcio Jerry e Othelino Neto. Embora façam discursos em defesa da unidade do campo político ligado ao presidente Lula e mantenham proximidade com setores do PT, na prática suas ações apontam para outro caminho.

Enquanto o PT trabalha para fortalecer a pré-candidatura do vice-governador Felipe Camarão, Jerry e Othelino acumulam gestos políticos em favor de Eduardo Braide.

Prefeitos e lideranças ligadas aos dois parlamentares já desembarcaram no projeto do ex-prefeito da capital em municípios como Vargem Grande, Santo Amaro e Paulino Neves, além de importantes lideranças de Alto Parnaíba e São Domingos do Azeitão.

O que chama atenção é a completa ausência de movimentos concretos em favor de Camarão. Não há mobilização de prefeitos, articulações regionais ou demonstrações efetivas de apoio ao projeto petista. Ao contrário: todos os sinais apontam para o fortalecimento de uma candidatura que disputa espaço justamente com o nome defendido pelo PT.

A situação levanta uma pergunta inevitável: Márcio Jerry e Othelino Neto ainda estão comprometidos com o projeto político liderado pelo presidente Lula ou apenas utilizam a relação com o PT quando isso lhes convém?

A dúvida se torna ainda mais pertinente após a recente visita do presidente nacional do PT, Edinho Silva, ao Maranhão, reforçando a importância da construção de um projeto partidário competitivo para 2026. Se o objetivo é fortalecer o PT, por que os principais movimentos políticos dos dois deputados beneficiam justamente um candidato de fora da legenda?

Nos bastidores, a indagação é cada vez mais frequente: trata-se de uma estratégia previamente combinada com Felipe Camarão e a direção petista ou de uma clara demonstração de infidelidade política ao projeto do PT e do presidente Lula?

Por enquanto, os fatos falam mais alto que os discursos.

Câmara municipal de São Luís dá posse ao vereador Pintinho da Itamaraty

Na manhã desta segunda-feira (8), a Câmara Municipal de São Luís realizou sessão solene para dar posse ao suplente Pintinho da Itamaraty (PRD), que assumiu a vaga deixada pelo vereador Thyago Freitas (PRD). O parlamentar solicitou licença de 121 dias para tratar de assuntos de interesse particular.

A cerimônia contou com a presença de familiares e amigos do novo vereador, além de autoridades como o ex-senador da República Pinto da Itamaraty e a chefe do Cerimonial do Governo do Estado, Walkiria Moraes.

Suplente com 3.346 votos nas eleições de 2024 pelo Partido Renovação Democrática (PRD), Pintinho da Itamaraty destacou, em seu discurso de posse, a emoção de assumir o mandato e o compromisso com a cidade. “Quero me colocar à disposição da nossa cidade para fazer um bom trabalho. Hoje, subo à tribuna desta Casa com muito orgulho e felicidade”, afirmou.

O vereador Octávio Soeiro (PSB) recepcionou o colega e desejou êxito na nova função. “Eu fico lisonjeado em poder lhe ver nessa função de vereador da capital, com muita meritocracia, com muito trabalho prestado, dedicação, coerência e retidão. São Luís pode esperar um grande vereador, um grande homem, um grande jovem, em poder contribuir para os avanços desta cidade”,disse.

Ciúme parlamentar? Vereador veterano se revolta com brilho de jovem colega e protagoniza barraco em arraial de São Luís


O que era para ser apenas uma noite de forró e muita animação ao som de Rey Vaqueiro acabou se transformando em um verdadeiro capítulo de novela política no Arraial Vem BB, realizado no Cohatrac.

Segundo testemunhas que preferiram não se identificar para não perder os convites das próximas festas, um conhecido vereador das antigas, dono de vários mandatos e de uma longa trajetória nos corredores da política, teria exagerado na dose e acabou protagonizando uma cena digna de horário nobre.

O motivo? O sucesso de um jovem vereador da mesma bancada, que vem ganhando destaque por sua atuação na região da Liberdade e bairros vizinhos. O crescimento político do novato parece ter provocado uma forte crise de ciúmes parlamentar no veterano.

Após algumas doses além da conta, o edil mais experiente teria iniciado uma sequência de críticas e provocações ao colega, elevando o tom da conversa a níveis incompatíveis com o clima festivo do arraial. O que começou como comentários atravessados rapidamente evoluiu para uma tentativa de confronto mais direto.

Frequentadores do camarote afirmam que a famosa “turma do deixa disso” precisou entrar em ação para evitar que a disputa saísse do campo político e virasse luta livre municipal.

Entre uma discussão e outra, o vereador veterano teria demonstrado sinais claros de que a festa já havia passado do ponto, chegando ao fim da noite sem lembrar exatamente onde havia estacionado o próprio veículo.

Enquanto Rey Vaqueiro seguia cantando seus sucessos para o público, nos bastidores o verdadeiro espetáculo parecia acontecer entre os representantes do povo. Felizmente, o incidente terminou apenas em bate-boca, algumas gargalhadas dos presentes e muitos comentários nos grupos de WhatsApp da cidade.

Nos corredores da política ludovicense, a avaliação é uma só: para alguns, o problema não foi a bebida. Foi ver um jovem vereador ocupando os holofotes que antes pertenciam aos veteranos.

Braide contraria discurso e grava vídeo para agradecer apoio de acusados de desviar R$ 1 bilhão da educação


Na gravação, o pré-candidato do PSD aparece em meio à cúpula que está sob investigação do Ministério Público

O ex-prefeito de São Luís, Eduardo Braide, tem construído parte de sua trajetória política com o discurso de que “não negocia com políticos” tradicionais. No entanto, durante as articulações para a disputa do governo do Maranhão, a adesão a novas alianças gerou debates no cenário político local sobre a manutenção dessa postura.

Na manhã desta sexta-feira, 5, por exemplo, ele se encontrou com o grupo político que comanda a cidade de Vargem Grande e gravou um vídeo agradecendo o apoio à sua pré-candidatura. A repercussão negativa na cidade foi imediata por um simples detalhe: os novos aliados são acusados de uma série de denúncias e investigações oficiais sobre um esquema milionário de desvio de recursos públicos da educação no município.

O escândalo, que ficou conhecido como a “Máfia do Fundeb”, resultou na cassação do vereador de Nina Rodrigues, Thalyson Berg, que foi acusado de receber de forma totalmente irregular valores e abonos salariais vindos do principal mecanismo de financiamento da educação pública no município vizinho.

Time da corrupção

“Quero expressar minha gratidão pelo apoio do prefeito, ex-prefeito, vereadores, secretários e a todo o time de Vargem Grande. Além disso, quero aqui assumir um compromisso: estou morrendo de vontade para estar aí com vocês. Vamos planejar juntos a minha visita a Vargem Grande, porque quando o time está organizado, tudo sai como planejado”, frisou.

O encontro é a primeira aparição pública de Braide com o seu ‘time vargem-grandense’, desde que o escândalo veio à tona. Em janeiro deste ano, o Ministério Público do Maranhão abriu uma investigação para apurar um suposto esquema de desvio de recursos da educação no município vargem-grandense.

 

O ponto de partida do caso foram denúncia dos vereadores Jociedson Aguiar (PL) e Dr. Júnior Castro (Republicanos), que posteriormente foi repercutido pelos deputados Wellington do Curo (sem partido), na Assembleia Legislativa; e Hildo Rocha (MDB-MA), na Câmara dos Deputados. À época, o Procedimento Investigatório Criminal (PIC) foi aberto pelo promotor André Charles Alcântara Martins Oliveira, para descobrir as circunstâncias em que os pagamentos, objeto de diversas denúncias, foram efetuados.

Investigação federal

Também está em andamento na Justiça uma ação popular que acusa os aliados de Braide de envolvimento em fraudes e desvios de aproximadamente R$ 1 bilhão em recursos federais destinados à educação no município. O caso foi remetido à 13ª Vara Federal da Seção Judiciária do Maranhão e está sob a responsabilidade do juiz José Valterson de Lima.

JULYFRAN CATINGUEIRO(SOLIDARIEDADE) GANHA FORÇA COMO NOME DE REPRESENTATIVIDADE PARA LAGO DA PEDRA


O cenário político de Lago da Pedra começa a desenhar novos caminhos para as eleições de 2026. Entre os nomes que vêm conquistando espaço no debate público está o de Julyfran Catingueiro, ex-vereador e liderança política que tem ampliado sua presença junto à população do município.

Com uma trajetória construída ao lado das comunidades e participação ativa nas demandas locais, Julyfran tem sido apontado por apoiadores como uma alternativa para representar Lago da Pedra na Assembleia Legislativa do Maranhão.

Filho do vereador Kinha Catingueiro, reconhecido pela atuação social e pelos serviços prestados à população, Julyfran cresceu acompanhando de perto os desafios enfrentados pelas famílias da cidade. A experiência adquirida durante seus mandatos como vereador fortaleceu seu conhecimento sobre as necessidades da região e os caminhos para buscar investimentos e melhorias.

Nos últimos meses, sua presença em eventos comunitários, ações sociais e encontros com lideranças locais tem reforçado a percepção de que Lago da Pedra pode voltar a ter uma representação mais próxima da realidade do município no parlamento estadual.

Para muitos moradores, a discussão vai além de partidos ou grupos políticos. O que está em jogo é a escolha de uma liderança que conheça a realidade da população, mantenha diálogo constante com as comunidades e tenha capacidade de defender os interesses da cidade em São Luís.

• Maranhão News98 acompanha as movimentações políticas em todo o estado e seguirá trazendo informações sobre os nomes que surgem como protagonistas para as eleições de 2026.

Livro destaca legado de Leocádio Lobato e Jorge Pavão na história de Santa Helena


A história política de Santa Helena ganhou um importante registro com o lançamento do livro Vultos Ilustres da Baixada Maranhense – Volume 2, realizado na AABB de São Luís. A obra, de autoria de Flávio Braga, presta homenagem a personalidades que marcaram a trajetória da Baixada Maranhense, entre elas os ex-prefeitos helenenses Leocádio Lobato e João Jorge Pavão.

Falecido em 2025, Leocádio Lobato teve sua trajetória reconhecida pelo trabalho desenvolvido em favor do município e pelo legado que deixou para as futuras gerações. Já João Jorge Pavão teve destacada sua atuação como ex-prefeito de Santa Helena, ex-deputado estadual e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA).

A homenagem também ressalta a importância da família Pavão e Lobato na vida pública de Santa Helena. Leocádio Lobato é pai da ex-prefeita Helena Pavão, que administrou o município por três mandatos. Helena e João Jorge Pavão são os pais do atual prefeito Joãozinho Pavão, dando continuidade a uma trajetória familiar marcada pelo serviço prestado à população.

O evento reuniu filhos, netos, familiares e amigos dos homenageados, em uma noite de reconhecimento e valorização da memória de duas lideranças que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento de Santa Helena e da Baixada Maranhense.

TCE-MA desaprova conta do ex-prefeito de Bacuri Washington Oliveira e aponta rombo milionário no Fundeb


O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão decidiu desaprovar as contas do município de Bacuri referentes ao exercício de 2024, último ano da gestão do ex-prefeitoWashington Luís de Oliveira. A decisão foi tomada durante a 14ª Sessão Ordinária do Pleno, realizada em São Luís, e expõe um cenário considerado grave pelos órgãos de controle.

De acordo com o tribunal, foram identificadas irregularidades significativas na aplicação de recursos públicos, com destaque para um possível rombo superior a R$ 77 milhões no Fundeb. O caso está entre os mais críticos analisados na sessão, que também avaliou as contas de outros quatro municípios maranhenses.

Irregularidades e investigação aprofundada

A desaprovação das contas não apenas aponta falhas administrativas, mas também levanta suspeitas de danos ao erário. Diante da gravidade das inconsistências, o TCE-MA decidiu converter o caso em Tomada de Contas Especial, um procedimento mais rigoroso que visa apurar responsabilidades, quantificar prejuízos e identificar possíveis responsáveis por irregularidades.

Além de Bacuri, o município de Centro Novo do Maranhão também entrou no radar da corte, com auditorias envolvendo recursos do Fundeb. No caso específico de Bacuri, o volume analisado ultrapassa R$ 77 milhões, valor que acende um alerta sobre a gestão de recursos destinados à educação básica.

Histórico de irregularidades

Outro ponto que chama atenção é o histórico do ex-gestor. Uma certidão emitida pelo próprio TCE-MA confirma que Washington Luís de Oliveira possui contas julgadas irregulares nos últimos anos. Entre os registros, consta o processo nº 4179/2011, referente ao exercício de 2010, já com trânsito em julgado em janeiro de 2026.

O documento oficial certifica que há registros formais de irregularidades associadas à responsabilidade do ex-prefeito, reforçando um padrão de problemas na prestação de contas públicas ao longo de sua trajetória administrativa.

Impactos e desdobramentos

A desaprovação das contas pode gerar uma série de consequências legais e políticas. Entre elas, estão a aplicação de multas, a obrigação de ressarcimento aos cofres públicos e possíveis impedimentos para ocupar cargos públicos, conforme prevê a legislação vigente.

Além disso, a abertura de Tomada de Contas Especial amplia o alcance das investigações e pode resultar em encaminhamentos ao Ministério Público para análise de eventuais ilícitos civis ou criminais.

Transparência e controle

O caso reforça o papel dos tribunais de contas na fiscalização dos recursos públicos, especialmente em áreas sensíveis como a educação. O uso adequado das verbas do Fundeb é considerado essencial para garantir qualidade no ensino e equidade no acesso à educação básica.

Diante do volume de recursos envolvidos e da natureza das irregularidades apontadas, o episódio deve seguir sob acompanhamento rigoroso dos órgãos de controle e da sociedade.

Em plena ascensão na região metropolitana, jovem Rafaelly Markes amplia diálogos com diversos setores políticos e sociais


A jovem Rafaelly Markes tem ganhado cada vez mais destaque na região metropolitana de São Luís, especialmente no município de Paço do Lumiar, onde vem construindo uma trajetória marcada pelo diálogo, proximidade com a população e participação em ações voltadas para o desenvolvimento social.

Com forte presença em comunidades e constante contato com diferentes segmentos da sociedade, Rafaelly tem ampliado sua rede de relacionamentos junto a lideranças comunitárias, representantes políticos, empresários, jovens e movimentos sociais. Sua atuação tem chamado atenção pela capacidade de ouvir demandas e buscar caminhos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população.

Além da articulação com diversos setores políticos, a jovem também vem desenvolvendo e apoiando iniciativas na área social, participando de ações solidárias e projetos que beneficiam famílias em situação de vulnerabilidade. Esse trabalho tem fortalecido sua imagem e ampliado seu reconhecimento em Paço do Lumiar e em outras cidades da Ilha de São Luís.


Nos últimos meses, Rafaelly intensificou sua agenda de visitas e encontros, fortalecendo parcerias e ampliando o diálogo com diferentes lideranças da região metropolitana. A jovem destaca que seu objetivo é continuar ouvindo a população e contribuindo para a construção de soluções que atendam às necessidades das comunidades.

Com carisma, disposição para o trabalho e crescente inserção nos debates sobre o futuro da região, Rafaelly Markes segue consolidando seu espaço e se tornando uma das jovens lideranças em ascensão na política e no campo social da Grande Ilha.

Editorial: Marcus Brandão é o lado do bem da política maranhense


Com trajetória ligada ao MDB, partido que hoje preside no Maranhão, Marcus ampliou seu relacionamento com diferentes setores da classe política, incluindo vereadores, prefeitos, deputados, senadores e lideranças partidárias. A condução do diretório estadual o colocou em posição estratégica dentro de uma das maiores legendas do país.

Nascido em 1965, no bairro João Paulo, em São Luís, Marcus Brandão tem se consolidado como uma figura de influência na política maranhense. Irmão do governador Carlos Brandão, Marcus foi coordenador da campanha vitoriosa ao governo em 2022 e, desde então, passou a ocupar um espaço de destaque no cenário político do estado.

A atuação de Marcus Brandão também o aproximou de discussões relevantes para o cenário político local, tornando-o uma voz consultada por diferentes grupos e lideranças. Essa visibilidade, por outro lado, o colocou no centro de críticas e disputas, em especial por parte da oposição.

Apesar disso, aliados avaliam que o dirigente tem consolidado sua imagem como articulador e liderança política. A expectativa é que sua presença no comando do MDB continue a repercutir nos próximos anos, tanto no partido quanto na dinâmica política do Maranhão.

Portanto, é inegável que Marcus Brandão se firmou como um nome importante na política maranhense, e sua impecável trajetória de trabalho, compromisso e dedicação continuará.

A inquietação que gera é um sinal claro de que ele está no caminho certo, desafiando normas e estabelecendo um novo padrão de liderança que pode inspirar futuras gerações de maranhenses. Marcus Brandão é gigante e hoje se consagrou como um dos maiores articuladores da política maranhense.

Empresa com sede em residência acumula quase R$ 100 milhões em contratos no Estado do Maranhão


Além dos contratos milionários firmados em várias cidades do Maranhão, o nome da empresa também passou a ser mencionado em discussões relacionadas a uma ação popular no município de Cururupu, envolvendo alegações sobre a suposta emissão e utilização de notas fiscais em contratos públicos, tema que ainda depende de apuração e análise judicial.

Uma pesquisa minuciosa realizada pelo Portal São Luís Notícia em sistemas oficiais de transparência e órgãos de controle identificou que a empresa Fort Premium Empreendimentos, sediada em um imóvel residencial no bairro do Vinhais, em São Luís/MA, possui atualmente 149 contratos firmados com diversas prefeituras maranhenses. Somados, os valores dos contratos podem ultrapassar a marca de R$ 100 milhões em recursos públicos movimentados em diferentes regiões do estado.

O levantamento revelou que a empresa mantém contratos em municípios como Barreirinhas, Dom Pedro, Timbiras, Pastos Bons, Pindaré-Mirim, Paço do Lumiar e outras cidades maranhenses, atuando nos mais variados segmentos de fornecimento de produtos e serviços.

Segundo relatos de empresários que atuam no próprio setor de licitações e contratos públicos, quando a empresa participa de determinados processos licitatórios, concorrentes frequentemente acabam sendo inabilitados, desclassificados ou afastados das disputas por questões documentais ou técnicas. A situação tem alimentado comentários e questionamentos entre empresários e observadores da gestão pública sobre a competitividade de alguns certames.

 

Nas redes sociais e nos meios políticos e empresariais, a proprietária da empresa já vem sendo apelidada por alguns de “Deolane Bezerra das Licitações”, em referência à influenciadora digital, devido às frequentes publicações exibindo viagens internacionais, lanchas, quadriciclos e um estilo de vida de alto padrão.

 

Elaine Teixeira Nascimento – Empresária da Fort Premium Empreendimentos

O caso tem repercutido em diversas cidades do Maranhão principalmente pelo fato de a empresa possuir contratos em segmentos extremamente variados — desde materiais de expediente, gêneros alimentícios e materiais de consumo até eletroeletrônicos, equipamentos permanentes e itens ligados à construção civil — mesmo possuindo capital social declarado de R$ 700 mil e funcionando oficialmente em um imóvel residencial na capital maranhense.

Diante desse cenário, empresários, setores da sociedade e órgãos de controle vêm levantando questionamentos sobre a compatibilidade entre a estrutura empresarial apresentada, a diversidade dos objetos contratados e o elevado volume de recursos públicos movimentados pela empresa em diferentes municípios maranhenses.

Nos próximos dias, o Portal divulgará uma série de reportagens detalhando os contratos identificados pela equipe de apuração, os municípios onde a empresa atua, os valores envolvidos e os objetos contratados, com base em informações obtidas em sistemas oficiais de transparência e órgãos de controle.